Resultado Gráficos UFAL e EESF

PÁGINA INICIAL

Foi possível observar que, tanto no ensino médio como na universidade, a internet é de suma importância para pesquisa e conhecimento, seguido da comunicação. E outra coisa interessante é que, nas duas instituições, os sites de relacionamento são os menos importantes, sendo na universidade o menor índice.

GRÁFICO 1 UFAL

06.JPG

GRÁFICO 1 EESF

05.JPG

Os programas mais utilizados pela universidade foram Word/ Br Office, seguido do Google e dos sites de relacionamento. Já na EESF, o Google fica em primeiro lugar e logo após os sites de relacionamento e outros.

GRÁFICO 2 UFAL

02.JPG

GRÁFICO 2 EESF

01.JPG

Quando abordamos sobre softwares livres, percebemos que os universitários só elogiaram, acharam ótimo e interessante a adoção desses sistemas e acima de tudo importante. Algo que nos chamou a atenção foi que na EESF grande parte dos alunos não sabia o que seria softwares livres.

GRÁFICO 3 UFAL

03.JPG

GRÁFICO 3 EESF

04.JPG

Com a evolução das tecnologias, a informação está cada vez mais acessível no mundo. A internet está sendo incorporada ao cotidiano das escolas, como foi observado no Gráfico 2 da EESF, favorecendo o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e ampliando as oportunidades para o acesso à informação, à participação e para o processo de ensino e de aprendizagem.
Os discursos estimulados a respeito da internet prometem sempre um bom resultado. Há um ganho de estímulo à escrita, à leitura, à curiosidade; tem acesso às páginas educacionais para pesquisas escolares e profissionais; e acessibilidade a inúmeras fontes de pesquisas. Mas vale ressaltar que o acesso a essa ferramenta tem seus problemas, não importa qual seja a instituição, o educador tem que estar preparado para lidar com seus pontos negativos, ou seja, informações sem fidedignidade, com facilidade de dispersão; impaciência; lentidão de acesso (o que mais tem nessas escolas), enfim.
São problemas que merecem atenção, porém, não deve desestimular os educadores. Eles devem estar prontos para apoiar seus alunos quando necessário para que os mesmos se tornem aptos a pesquisar, publicar e interagir na internet. As vantagens oferecidas por essa ferramenta superam qualquer obstáculo, fazendo com que ela seja um ponto de apoio para o ensino de forma construtiva.